terça-feira, 20 de março de 2012

5 Dias - 5 Sopas

Sopa 2 300x225 Sopas de Inverno, Receitas, Dicas

Hoje vou deixar a sugestão de 5 sopas bem portuguesas e que podem ser uma optima opção para o jantar.
  • CREME DE ABÓBORA, CENOURA, COURGETE E AIPO
Numa panela, derreta a amnteiga, adicione todos os legumes cortados em pedaços (quanto mais pequenos mais saborosa se torna a sopa) e refogue durante 10minutos, em lume médio.
Adicione o caldo de galinha diluido em 500ml de água, os temperos (sal, pimenta) e cozinhe durante 15minutos em lume brando até os legumes estarem macios. Reduza a puré.
Adicione 125ml de natas e aqueça sem ferver.
  •  SOPA DE FEIJÃO E ESPINAFRES
Numa panela, aqueça duas colheres de sopa de azeite e refogue uma cebola picada, dois dentes de alho esmagados e um aipo picado, até ficarem macios. Acrescente alecrim e três folhas de louro e deixe ao lume durante um minuto.
Acrescente um caldo de legumes diluido em um litro de água, 800g de feijão encarnado, 150ml de polpa de tomate, 1/2colher de café de açucar e 200g de espinafres cortadosem pequenos pedaços e leve ao lume. Quando levantar fervura, adiciona-se uma colher de sopa de pesto, uma colher de café de pimentão-doce, sumo e raspa de limão. Quando levantar de novo fervura, reduza o lume e cozinhe durante cerca de 10 minutos.
Sirva com rodelas de chouriço.
  •  SOPA DE AGRIÃO
Numa panela coza, em lume brando, 1Kg de batata cortadas em pedaços grandes, com 1l de leite e um caldo de legumes diluido em 315ml de água. Quando as batatas estiverem quase cozidas, adicione 125g de agriões e cozinhe 10 minutos. Reduza a puré.
Pode servir com cubos de pão torrado e uma colher de chá de natas batidas
  • CREME DE CENOURAS COM ESPECIARIAS
Numa panela, derreta a manteiga e refogue uma cebola picada, até começar a alourar. Acrescente um alho esmagado e uma colher de chá de gengibre e deixe em lume brando durante um minuto. Adicione 400g de cenouras raladas, e cozinhe durante 3 minutos. Junte uma colher de chá de cominhos e especiarias a gosto e deixe ao lume, durante 1 a 2 minutos.
Acrecente um caldo de legumes diluido em 750ml de água e 200g de lentilhas. Quando levantar fervura, deixe ao lume durante 2 minutos e em seguida, reduza, tape e cozinhe em lume brando durante 35minutos. Quando as lentilhas estiverem cozinhadas, retire do lume e reduza a puré. Tempere com sal e pimenta.
  •  SOPA SIMPLES DE LEGUMES
Em água a ferver, temperada de sal, deitam-se batatas e cenouras aos pedaços, couves, ervilhas, nabos, cebolas, cravo da india, um ramo de salsa e coentrose algumas colheres de azeite.
Deixa-se cozer e serve-se

Sem comentários: